Tags

,

Vai chegando o fim de Dezembro e quem gosta de ler já começa a fazer um balanço das leituras do ano, quais os melhores livros e quais os piores, que novos autores conhecemos, que protagonistas arrebataram nossos corações, qual a maior decepção e a melhor surpresa, e por aí vai. É possível criar diversas listas, mas para essa postagem vou me ater aos 14 melhores livros que li em 2014, com o cuidado de escolher os títulos entre os diferentes gêneros lidos. Portanto, alguns livros que classifiquei com nota máxima ficaram de fora e deram lugar a outros avaliados com 4 estrelas.

Seria impossível colocá-los em ordem de preferência, uma vez que não é justo comparar, por exemplo, um clássico com um contemporâneo juvenil. Então, os listarei em ordem alfabética 😉 Foi um ano de boas leituras dentre os 80 livros lidos e, segundo o Skoob, foram cerca de 26 mil páginas, com uma média de 72 páginas por dia.

Avaliei:
14 livros com 5 estrelas;
14 livros de 4.5 a 5 estrelas;
22 livros de 3.5 a 4 estrelas;
16 livros de 2.5 a 3 estrelas,
9 livros de 1.5 a 2 estrelas;
5 livros com 1 estrela.

 

Vamos aos escolhidos ❤ ❤ ❤ (alguns deles ainda não tem resenha no blog, mas as postarei aos pouquinhos nos próximos dias)

 

1. A Mulher de Trinta Anos, Honoré de Balzac

a mulher de trinta anos balzac

Autor: Honoré de Balzac
Literatura Francesa/ Clássico
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 207
Ano: 2009
Publicação Original: 1842

4 corações4 Estrelas

 

 

 

A Mulher de Trinta Anos foi minha introdução à Balzac, um livro que me fez ver o autor francês com outros olhos, como algo mais tangível, mais “normal” e menos “leitura de intelectual”. É um dos 90 romances que formam A Comédia Humana e, por ter me encantado com sua escrita, resolvi iniciar sua leitura desde a primeira história e já adianto que vale muito a pena. Essa conversa de que Balzac é para poucos é, certamente, invenção de quem quer se vangloriar por tê-lo lido. Balzac é para todos e A Mulher de Trinta Anos é um excelente livro para começar a conhecê-lo.


 

2. A Pianista, Elfriede Jelinek

a pianista

 

aUTORA: ELFRIEDE JELINEK
NOBEL / LITERATURA austríaca
EDITORA: TORDESILHAS
PÁGINAS: 336
ANO: 2011
PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 1983

5 Estrelas

 

 

A Pianista foi uma das leituras mais pesadas que já fiz, não só em 2014, mas de tudo que já li. A autora é brilhante, a leitura é incrível e a escrita enche os olhos, mas, ao mesmo tempo, é um livro difícil de recomendar. Como podem notar, não uso nem os “corações” para avaliá-lo, pois não cabem aqui. Já as estrelas, uso todas!

Veja resenha aqui.


 

3. Arsen – A Broken Love Story, Mia Asher

arsen

 

AUTORA: Mia Asher
Romance Adulto/ Drama
EDITORA: Kindle
PÁGINAS: 419
ANO: 2013
5 corações 5 Estrelas

 

 

 

Quem é dos meus círculos de leitura provavelmente já me viu falando desse livro, que é dos melhores e mais angustiantes que já li. Foi uma das primeiras leituras de 2014 e me marcou tanto que no meio do ano eu já estava relendo-o. É uma história sobre casamento, fidelidade, aborto, escolhas. Um triângulo amoroso que me fez chorar como uma criança, que me deu um tapa em cada lado do rosto e me fez enxergar muita coisa de forma diferente. Uma história sem fadas ou príncipes, com personagens bem reais, cheios de defeitos. Gostando ou não, não há como sair dele do mesmo jeito que entrou. Para quem gosta de triângulos amorosos, recomendo de todo coração.


4. A Seleção / A Elite / A Escolha, Kiera Cass

 

a seleção a elite a escolha
AUTORA: Kiera Cass
Distopia/ Jovem Adulto
EDITORA: Seguinte
PÁGINAS: 368/360/352
ANO: 2012/2013/2014

 

4 corações 4 Estrelas

 

 

Por mais que não seja uma trilogia 5 estrelas, esses livros merecem meu carinho. São tão fofos que deixam saudades, faz a gente reviver um pouco os contos de fadas e se apaixonar como uma adolescente. Além de toda a fofura, é uma introdução bem interessante para os mais novos ao mundo da literatura distópica. Tem lá suas falhas enquanto distopia, mas não deixa de trazer reflexões sobre o futuro que queremos e o mundo em que vivemos. Para quem gosta de histórias juvenis, recomendadíssimo.


 

5. A Viajante do Tempo (Outlander #1), Diana Gabaldon

a viajante do tempoa viajante do tempo novo

AUTORA: Diana Gabaldon
Romance Histórico
EDITORA: Rocco / Saída de Emergência
PÁGINAS: 736 / 800
ANO: 2004 / 2014

 

5 corações 5 Estrelas

 

 

A Viajante do Tempo, primeiro livro da série Outlander, foi uma das melhores surpresas do ano. Não foi fácil encontrá-lo na época, já que estava esgotado, mas valeu cada dia de procura. Minha edição é a antiga (esquerda), da editora Rocco, porém resolvi colocar também a capa da nova edição (direita) da editora Saída de Emergência, que começou a relançar a série no Brasil este ano.

É um romance histórico de tirar o fôlego, uma história de amor que ultrapassa as barreiras do tempo, das guerras e tragédias, com dois dos melhores protagonistas que já tive o prazer de ler, em plena Escócia do século XVIII.


 

6. Consequences (Trilogia), Aleatha Romig

consequences truth convicted

 

 

 

 

AUTORA: Aleatha Romig
Thriller psicológico / romance
EDITORA: Romig Works
PÁGINAS: 368 / 480 / 400
ANO: 2011 / 2012 / 2013

5 corações5 Estrelas

 

A série Consequences foi tudo o que eu não esperava. Pensava que era um romance, mas o primeiro livro se mostrou um thriller psicológico de arrancar os cabelos, um suspense cheio de reviravoltas de fazer o leitor querer gritar de raiva. A grande estrela da trilogia é a autora, que criou uma trama perfeita, sem pontas soltas, bem redondinha. Todas as informações se encaixam perfeitamente, os três livros se completam e a história vai se desdobrando de uma maneira surpreendente. Você pode até ter raiva dos personagens, mas para a autora guardará todos os seus aplausos.


 

7. Hopeless – Um Caso Perdido, Colleen Hoover

hopeless

Autora: Colleen Hoover
YOUNG ADULT / JOVEM ADULTO
EDITORA: GALERA RECORD
PÁGINAS: 384
ANO: 2014

5 corações5 Estrelas

 

 

 

 

Colleen Hoover é uma das minhas autoras prediletas de romances para o público Jovem Adulto. Sempre adoro seus personagens e me envolvo completamente com seus enredos. Hopeless nos traz uma história emocionante, que ora dá um nó na garganta, ora nos faz gargalhar. Um livro intenso sobre amor e amizade, com um tema doloroso, mas cheio de mensagens de esperança. Como sempre, uma linda e singela história de amor.

Veja resenha de Hopeless no Especial: Colleen Hoover aqui.


 

8. Lolita, Vladimir Nabokov

Capa Vladimir Nabokov Lolita.indd

 

AUTOR: VLADIMIR NABOKOV
CLÁSSICO/ ROMANCE
EDITORA: ALFAGUARA
PÁGINAS: 392
 ANO: 2011

3 corações 5 Estrelas

 

 

 

Um clássico moderno, uma das leituras mais chocantes do ano, com uma escrita impecável. Lolita é um livro difícil de se recomendar devido ao tema (homem de meia idade que se apaixona por uma adolescente), mas o autor é tão brilhante que ganha nossa confiança, nos engana e nos conquista. Não é à toa que está na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer. 

Veja resenha aqui.


 

9. Os Sofrimentos do Jovem Werther, J.W. Goethe

os sofrimentos do jovem werther

 AUTOR: JOHANN WOLFGANG GOETHE
CLÁSSICO / ROMANTISMO / LITERATURA ALEMÃ
EDITORA: MARTINS FONTES
PÁGINAS: 223
ANO: 2007
PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 1774

5 corações5 Estrelas

 

 

 

Um clássico maravilhoso, um dos melhores livros que já li. Atemporal, cativante, apaixonante, mesmo com toda a melancolia que carrega. É daqueles livros que pretendo reler outras tantas vezes e recomendar sempre que puder.

Veja resenha aqui.


 

10. O Velho e o Mar, Ernest Hemingway

o velho e o mar

 AUTOR: Ernest Hemingway
CLÁSSICO /  LITERATURA Americana / nobel
EDITORA: Bertrand Brasil
PÁGINAS: 126
ANO: 2005
Publicação Original: 1952

5 corações5 Estrelas

 

 

 

Apesar de já ter lido outros livros de Hemingway antes e gostado muito, nunca havia me interessado por O Velho e o Mar. Não sei bem o motivo, mas achava que seria uma leitura chata. Estava bem errada, é um livro incrível. De uma simplicidade que impressiona, essa história comove e deixa o leitor reflexivo, pensando no ciclo da vida. É mais uma leitura de ganhador de Nobel de Literatura e mais um da lista dos 1001 livros para ler antes de morrer. Precisa recomendar?


 

 11. Pela luz dos olhos seus, Janine Boissard

pela luz dos olhos seus

AUTORa: Janine Boissard
Romance /  LITERATURA Francesa
EDITORA: Arqueiro
PÁGINAS: 224
ANO: 2013

5 corações 4 Estrelas

 

 

 

Pela luz dos olhos seus é um romance delicioso que li em um piscar de olhos. Uma linda história de amor, especialmente para quem ama música erudita, que me encantou e me deixou extasiada. Simples, sem firulas, de um romantismo deleitável, essa história me deixou com um sorriso bobo no rosto.


 12. Queda de Gigantes (O Século #1), Ken Follett

queda de gigantes

AUTOR: Ken Follett
Ficção histórica
EDITORA: Sextante
PÁGINAS: 912
ANO: 2010

4 corações 5 Estrelas

 

 

 

 

Quando literatura e História se juntam com esmero surgem livros como Queda de Gigantes, cheio de informações e personagens reais que se misturam aos fictícios de uma maneira que prende o leitor do começo ao fim, apesar da quantidade de páginas. Falta um pouco de poesia na escrita, mas a história supre essa lacuna muito bem. Esse primeiro livro cobre o período da I Guerra Mundial e nos faz aprender brincando. Os próximos livros estão na meta de 2015 e espero que sejam tão bons quanto esse.


13. Um Conto de Natal, Charles Dickens

um conto de natal

AUTOR: Charles Dickens
Natal / Clássico
EDITORA: L&PM Pocket
PÁGINAS: 146
ANO: 2003

 

5 corações5 Estrelas

 

 

 

Li Um Conto de Natal (A Christmas Carol) pela primeira vez há muito tempo em uma edição adaptada para estudantes de inglês e só este ano resolvi ler o original. É, provavelmente, a história de Natal mais conhecida, copiada e adaptada do mundo. Traz-nos uma bela e forte mensagem atemporal para darmos mais valor ao que realmente importa, para lutarmos pela felicidade enquanto ainda há tempo, para sermos bondosos e caridosos, para sermos sempre alguém melhor. Leitura encantadora, obrigatória, que deveria ser feita todos os anos.


 

14. Um teto todo seu, Virginia Woolf

um teto todo seu

AUTORa: virginia woolf
não ficção / Literatura inglesa / feminismo
EDITORA: tordesilhas
PÁGINAS: 190
ANO: 2014

4 corações 5 Estrelas

 

 

 

Ler Um teto todo seu é ter o prazer de ver o feminismo na sua melhor forma: culto e ponderado. Virginia Woolf nos traz sempre uma leitura gostosa, mesmo que seus livros requeiram uma concentração maior por parte do leitor. Com brilhantismo, concisão e coerência, fala sobre as mulheres e seu papel na ficção, sempre muito bem embasada.


 

❤ ❤ ❤

melhores de 2014

E você? Já fez suas escolhas dentre suas leituras?

Anúncios