Tags

, , , , , , , ,

bonequinha de luxo truman capote
Autor: Truman Capote
Clássico / Literatura Americana / Novela
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Ano: 2005
Ano de Publicação Original: 1958

 

Ninguém pode ser tão desatento que jamais tenha ouvido falar de Bonequinha de Luxo – Breakfast at Tifanny’s. Se não da novela do célebre Capote, ao menos da sua adaptação para a 7ª arte. Eu era uma das que conhecia Holly Golightly pela eterna e inigualável Audrey Hepburn, quando resolvi, finalmente, ler esta novela. E não demorou muito para que eu pensasse “por que não li isso antes?”.

A escrita de Truman Capote é deleitável. Tem um quê de lirismo, mas ao mesmo tempo é de uma simplicidade encantadora, que não deve haver quem não lamente a pouca quantidade de páginas.

Paul ‘Fred’ é o narrador dessa história que nos conta um pouco da vida um tanto excêntrica de Holly, uma bonequinha, leia-se prostituta, de luxo. Ele é um escritor que acaba de se mudar para um novo apartamento em Nova York e passa a ser vizinho de Holly, e, como todos, fica encantado por ela. Holly é uma personagem fascinante, única, exótica e complexa. Ela manipula tanto os homens ao seu redor quanto o leitor, pois é difícil vê-la com maus olhos. Tem um ar de ingenuidade misturado a uma vontade de ser livre, de não pertencer a ninguém ou a lugar algum. Fala desenfreadamente, sem pensar. Fala o que quer. Faz o que quer.

Há algumas diferenças entre o filme e o livro, cada um com seu charme. A Holly de Audrey é menos camponesa e mais glamorosa que a Holly do Capote. Não que a Holly das páginas não tenha glamour, tem, sim, e de sobra. O Paul de George Peppard é tão apaixonado quando o de Capote, mas um tem o romance mais platônico e o outro o desenvolve mais abertamente.

Um clássico memorável, com uma escrita irretocável. Uma delícia, desde a belíssima capa dessa edição até as tristes palavras finais. Tornou-se um queridinho, sem dúvidas.

4 corações 5 Estrelas

* Está na lista dos “1001 livros para ler antes de morrer”, de Peter Boxall (Clique aqui para ver mais resenhas da lista)

bonequinha de luxo truman capote capa2

Adoro essa capa ❤

 

 

Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, um jovem escritor vai tentar a sorte em Nova York, pagando aluguel barato no mesmo prédio decadente em que, alguns andares abaixo, certa moça loira e míope ganha a vida com muita graça e pouca virtude.

Aos poucos, ela se torna o centro das atenções do escritor, intrigado com o enigma da jovem sulista que, com uma passagem por Hollywood e uns laivos de francês, transforma a si mesma numa personagem ímpar: sonhadora e pé-no-chão, ingênua e indefinível, Holly Golightly não deixa ninguém indiferente.