Tags

, , , , ,

o diário de suzana para nicolas james patterson

 

Autor: James Patterson
Romance
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Ano: 2011

 

Romântico, mas forçosamente triste…

É difícil falar sobre esse livro, pois por mais que pareça bem comercial ele também é acolhedor, de certa forma. James Patterson vende livro como quem vende água no verão, mas eu nunca havia lido nada dele antes. Conhecido por seus romances de suspense, me surpreendi quando vi seu nome na capa do livro para-morrer-de-chorar que tanto me recomendaram. Bem, eu não chorei.

O diário de Suzana para Nicolas conta a história de Katie, Matt, Suzana e Nicolas. Katie achava que havia encontrado o amor de sua vida até que, um dia, Matt, o namorado, rompe o relacionamento repentinamente. Alguns dias depois lhe entrega um diário, O diário de Suzana para Nicolas, que pode ser a explicação que ela precisava.

Bem, ou é um diário ou não é. Ponto. O fato de que aquilo ora parecia um diário, ora um livro de memórias me incomodou um pouco no começo. Em alguns trechos Suzana escrevia o “diário” no presente, em outros, no passado. Era estranho, mas fui me acostumando e quando relevei esse detalhe, consegui aproveitar melhor a história, que, diga-se de passagem, é interessante.

A escrita é simples, não tem nada de extraordinário, os parágrafos são curtos e os capítulos curtíssimos. Muitos só completam uma página e meia, o que dá a impressão de uma leitura ainda mais rápida. Isso não é necessariamente ruim, pelo contrário, penso que aqueles leitores mais “preguiçosos” podem se apaixonar por livros a partir da leitura deste aqui – e isso é positivo. O fato de eu não ter amado esse livro não tem a ver com isso. Explico.

Gosto de livros que me fazem chorar, pode parecer loucura, mas gosto. Sofrer pelos personagens, se angustiar, ficar com o coração acelerado, a respiração cortada e as mãos suadas “faz meu tipo”. Mas e chorar de tristeza? Não, não gosto de chorar de tristeza, gosto de chorar de emoção, mesmo que ela seja triste – e não sei se dá para perceber a diferença, mas eu a sinto. Tampouco consigo derramar uma lágrima quando isso é claramente o objetivo do autor. Tem trechos que é tudo muito descarado, muito forçado, ele tenta tanto que me dá a impressão que não sou eu quem sou fria, mas ele, o autor.

Entendo perfeitamente porque tantos amaram essa história, entendo mesmo. E apesar de não ter visto o filme, tenho a impressão de que “faria meu tipo”. Se prestarem atenção na curva das notas que as pessoas dão para essa história verão que ela forma um C. Tem tantas 5 estrelas quanto tem 1, e ali no meio quase nada. Um “C” perfeito, ou amam ou odeiam. Dizer que odiei seria uma mentira, mas não posso dizer que amei. Tem uns momentos super doces, bem românticos e bonitos que me fizeram sorrir. Dancei junto e cantei junto… mas não consigo perdoar a tentativa frustrada do autor de me emocionar. Isso sem falar nos seus personagens perfeitos, por perfeitos entendam não críveis, pouco plausíveis. Será que existe algum Matt por aí? Muito improvável.

Apesar de tudo, ainda recomendo para as românticas-choronas – vão se derramar.

2.5 corações3 Estrelas

o diario de suzana para nicolas capa

Sinopse: O Diário de Suzana para Nicolas – Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.

Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.

Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Anúncios