Tags

, , , , , , ,

MENTIROSOS
Autora: E. Lockhart
Young Adult/ Drama / Mistério
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2014

 

Mentirosos foi o livro vencedor do GoodReads Choice 2014, uma premiação popular da maior rede social de leitores do mundo, na categoria Young Adult. Foi assunto do momento alguns meses atrás nos grupos de leitura, os comentários sempre incluíam palavras como surpreendente e inesperado, e apesar de ter ficado curiosa, só agora resolvi tirá-lo da pilha de livros para ler.

Sim, é inesperado, tem seu quê de originalidade, é um tantinho surpreendente, mas, talvez pela alta expectativa, deixou um pouco a desejar.

Mentirosos conta a história de 4 melhores amigos: Cadence, primeira neta e provável herdeira dos Sinclair, Johnny e Mirren, seus primos, e Gat, um amigo. Juntos, eles, os mentirosos, passam as férias de verão na propriedade dos Sinclair, uma família rica e tradicional, que não permite erros e não admite falha, cujos membros vivem em uma briga mascarada por uma maldita herança. Em um dos verões, Cadence sofre um estranho acidente que lhe deixa com amnésia e fortes dores de cabeça. Ela não se lembra do que aconteceu naquele dia, e todos se recusam a lhe dizer qualquer informação, já que foi recomendado que ela se recorde sozinha, aos poucos. Por que?

Comecei a leitura sem saber muito o que esperar. Sabia apenas que tinha um final um tanto chocante, então já fui preparada para alguma surpresa.

A proposta do livro é bem interessante, a estrutura da narrativa é muito boa e a escrita é agradável. É narrado em primeira pessoa pela Cadence e tem um tom que me deixou encasquetada durante toda a leitura tentando entender o que era aquilo, procurando, sem sucesso, alguma palavra para classificá-lo, mas que no final fez todo o sentido.

Mesmo considerando a história bem escrita, não foi uma leitura gostosa. Os personagens são meio apáticos, sem carisma, e tampouco consegui me transpor para os cenários descritos. O passar de páginas era apenas para descobrir o que acontecera ou qual a proposta da autora.

Não dá pra entender bem o propósito do livro, embora por um lado dê pra enxergar uma crítica às famílias que só pensam em dinheiro, em herança e terminam vivendo uma farsa e se destruindo.

É um livro interessante, mas é um pouco como ler uma mentira, então leiam por sua conta em risco. 😉

3 corações 3.5 EstrelasComprar:

livrariaculturalogo

 

 

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.