Tags

,

1001 livros para ler antes de morrer

 

 

 

Editor Geral: Peter Boxall
Editora: Sextante
Guia/ Livros sobre Livros
Páginas: 960
Ano: 2010

 

Lidos até o momento:

(Alguns títulos não tem resenha no blog por serem livros que li há bastante tempo)
O Amante, Marguerite Duras
Bonequinha de Luxo, Truman Capote
As Brasas, Sándor Márai
Capitães da Areia, Jorge Amado
A Casa dos Espíritos, Isabel Allende
As cidades invisíveis, Ítalo Calvino
O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas
De amor e de sombra, Isabel Allende
Dom Casmurro, Machado de Assis
A Elegância do Ouriço, Muriel Barbery
O Estrangeiro, Albert Camus
Iracema, José de Alencar
Jane Eyre, Charlotte Brontë
Lolita, Vladimir Nabokov
Madame Bovary, Gustave Flaubert
Menino de Engenho, José Lins do Rego
Os Miseráveis, Victor Hugo
A Moreninha, Joaquim Manoel de Macedo
Pais e Filhos, Ivan Turguêniev
A Pianista, Elfriede Jelinek
Rebecca, Daphne du Maurier
Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato
Senhora, José de Alencar
O sol também se levanta, Ernest Hemingway
A Sonata a Kreutzer, Leon Tolstói
O velho e o mar, Ernest Hemingway
Vidas Secas, Graciliano Ramos

Sobre o Projeto:

Listas são sempre falhas e injustas, mas dificilmente um leitor voraz consegue resistir à tentação de abri-las, nem que seja por curiosidade. São inúmeras e a cada dia surge uma nova. “Os 10 melhores romances de todos os tempos”, “15 livros para ler no verão”, “Os 100 maiores clássicos da literatura”, e por aí vai.

Estamos sempre em busca de bons livros e, mesmo que já tenhamos uma lista imensa para ler, é como se quiséssemos achar a melhor leitura, a melhor opção, aquele livro que vai entrar para a lista de favoritos e se tornar um queridinho.

As prateleiras das livrarias são invadidas todos os dias por novos lançamentos. Alguns se tornam virais, outros ficam esquecidos, mas é sempre fácil procurar algo que nos agrade entre eles. No entanto, às vezes queremos mais, queremos diversificar, queremos ler livros consagrados. Foi assim que cheguei em 1001 livros para ler antes de morrer, querendo uma espécie de guia de bons livros.

O primeiro passo foi marcar o que eu já havia lido, e me surpreendi ao ver quão pouco dali eu já lera. Depois veio a parte boa (e aterrorizante rs), colocar livros na lista de desejados. :)))

Resolvi chamar de Projeto 1001 Livros a minha intenção de, aqui e acolá, escolher um dentre os desejados, e com isso sair da minha zona de conforto, ler coisas novas, me arriscar mais, conhecer grandes mestres, ler mais clássicos.

Todas as resenhas de leituras do Projeto estão recebendo a tag 1001 livros, para que sejam facilmente localizadas e agrupadas.

Para ver as resenhas da lista, clique aqui.

Sobre o Conteúdo:

IMG_5401

Para chegar aos 1001 livros, o organizador da lista contou com a colaboração de uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas do mundo todo. Cada livro ganhou uma resenha e algumas informações sobre o autor. Adianto que a maioria das resenhas traz spoilers, o que pode ser frustrante em alguns casos.

Temos índices em ordem alfabética por título e por autor. Os livros com suas respectivas resenhas nos são apresentados em ordem cronológica, divididos em quatro partes: Antes de 1800, Anos 1800, Anos 1900, Anos 2000. Somos ainda presenteados com algumas imagens relacionadas ao autor ou ao livro, como ilustrações ou fotos da capa original de um clássico.

É uma espécie de guia – falho como qualquer outro – mas por reunir um número tão grande de sugestões, acaba por agradar e ser uma boa referência.

IMG_5427

 

IMG_5425 IMG_5423