Tags

, , , , , ,

 

 

Autor: Gilles Lambert
Arte / Biografia
Editora: Taschen
Páginas: 96
Ano: 2015

 

Caravaggio é um dos meus pintores favoritos, mas, apesar disso, eu quase nada sabia sobre sua vida. Foi tão genial quanto foi polêmico, tinha tanta facilidade de pintar quanto tinha de se meter em brigas e confusões.

Gostava de chocar e burlava até as próprias encomendas que lhe faziam colocando algo escandaloso nelas. Diferente dos seus colegas, pintava no escuro e escolhia como modelo para suas criações o povo da rua, prostitutas, mendigos. Seus quadros tinham sempre um jogo de luz e sombra, uma dramaticidade e um realismo impressionantes.

Foi um gênio, isso é indiscutível. Esta edição da Taschen nos traz um breve panorama de sua obra e vida, em um texto resumido e simples, porém bom. Dá para ter uma boa noção de quem foi Caravaggio e do que está por trás de suas telas. Não entra, no entanto, em quesitos técnicos de pintura.

Faz parte de uma coleção bem acessível e cumpre o que promete, em um material gráfico de excelente qualidade, com papel apropriado e muitas ilustrações. Para quem quer ler uma biografia completa, este não é o melhor livro, mas para quem quer saber um pouco sobre o pintor, vale bem a pena.

Comprar:

Compre aqui Amazon

Sinopse: Este livro apresenta um resumo cronológico detalhado da vida do artista, e da obra, cobrindo sua importância histórica e cultural. Cerca de 100 ilustrações a cores, com comentários explicativos além de uma biografia concisa.