Gêneros, Critérios e Público-Alvo

Critérios de Classificação

Avaliar os livros é difícil, mesmo quando você faz isso por hobby. Dar nota máxima a um mero romance de entretenimento com escrita simples e três estrelas a um clássico rebuscado, por exemplo, parece injusto. Para amenizar essa sensação, prefiro avaliá-los dentro das categorias em que se encontram. Clássico com clássico, modinha com modinha, fantasia com fantasia, e por aí vai. Então, sim, é possível que se veja por aqui um Balzac com menos estrelas que um John Green, sem que eu tenha jamais a intenção de compará-los.

Além disso, gosto de usar estrelas e corações, sendo as estrelas a voz da razão e os corações, a da emoção.

Apresentação do Livro

Costumo fazer uma breve apresentação do livro antes de iniciar a resenha, com nome do autor, editora, número de páginas, ano de publicação e, especialmente, a indicação de que tipo de literatura é aquela para situar melhor o leitor e ajudá-lo a descobrir se o livro faz seu estilo. Cito:

  1. O público-alvo: se houver necessidade, como nos casos de literatura infantil ou para jovem-adulto);
  2. O gênero;
  3. O tipo de texto: se é conto, novela, biografia, não ficção. Quando é um romance (novel) omito para não confundir com o gênero romance.
  4. A origem do livro: quando é relevante, cito se é literatura inglesa, russa, francesa ou latinoamericana, por exemplo. Quando a origem do autor não tem relação/importância nenhuma com o país, omito.

Exemplo:

Autor: Fulano de Tal
Young Adult / Romance / Contos / Lit. Espanhola
Editora: Abc
Páginas: 235
Ano: 2016

Sobre Público-Alvo:

Era comum separar os livros por público-alvo usando apenas algumas simples divisões: livros infantis, infanto-juvenis e juvenis. Todos os demais, literatura adulta (que, na verdade, nem é utilizado).

Ainda hoje vemos nas livrarias essa divisão simplória, que, a meu ver, prejudica e afasta alguns leitores. Motivo? Adolescentes não gostam de parecer crianças, de ler livros de criança e, portanto, não querem procurar um livro que lhe interesse em meio a livros cheios de ilustrações infantis, por exemplo.

Isso está mudando e o modelo de divisão utilizado em países como Inglaterra e Estados Unidos já está aparecendo aqui e acolá. Na verdade, muito mais entre os leitores, blogueiros e youtubers do que nas livrarias. Mas, é só uma questão de tempo {assim espero}, uma vez que facilita as escolhas dos leitores e, inclusive, o “trabalho” dos pais na hora de escolher um livro adequado para seu filho.

Bem, as divisões (ou novas divisões) são:

Infantil: a de sempre, claro!

Middle-grade (MD) ou Infantojuvenil: livros para a faixa etária de 8 a 12 anos. Ex: Percy Jackson e Diários de um banana.

Young Adult (YA) ou Jovem Adulto: voltado para o público juvenil e jovens adultos, na faixa de 12 a 18 anos. Ex: A Culpa é das Estrelas, de John Green. Há ainda quem considere alguns livros como Jovem Adulto Maduro, que são aqueles para os jovens de 16 a 18 anos, aproximadamente. Ex: Métrica (Colleen Hoover).

New Adult (NA) ou Novo Adulto – voltado para o público dos 18 aos 30 anos, NA é mais uma classificação recentemente criada pelo mercado editorial para direcionar melhor as vendas. São livros cujos personagens tem entre 18 e 25 anos e estão tomando as difíceis decisões dessa fase da vida, como sair de casa e ir para a universidade, e descobrindo a sexualidade e os problemas da vida adulta. Ex.: Belo Desastre (Jamie McGuire)

 

Sobre Gêneros:

Chick-lit – gênero moderno voltado para o público feminino, também conhecido como “literatura de mulherzinha”. Geralmente são livros leves e engraçados. O termo “chick” refere-se a mulher ou garota, em inglês. Ex.: O Diário de Bridget Jones

Sick-lit –  subgênero que envolve um personagem que está passando por alguma doença. “Sick” significa doença em inglês. Ex.: A Culpa é das Estrelas (John Green)

Romance Histórico – (diferente de Romance de Época) romance que mistura História e ficção, criando uma trama fictícia que se mistura a fatos que realmente aconteceram, com um cuidado com a fidelidade das datas, lugares, dados e personagens da História. Ex.: O Cavaleiro de Bronze (Paullina Simons); Trilogia O Século (Ken Follett)

Romance de Época – conhecido também como romance de banca, os romances de época tem como pano de fundo um determinado período da História (geralmente o vitoriano ou da Regência), mas sem se preocupar com a fidelidade dos fatos. O foco é nos personagens e na paixão que os envolve, já que são livros românticos. Ex.: o clássico Orgulho e Preconceito (Jane Austen) e os romances da autora Julia Quinn.

Distopia – livros que retratam um sistema contrário a utopia, com regimes totalitários e autoritários, geralmente ambientado em um futuro ou tempo desconhecido, em lugar imaginário, com precárias (ou injustas) condições de vida. Apresentam uma forte crítica à sociedade atual. Ex.: 1984 (George Orwell); Jogos Vorazes (Suzanne Collins); Fahrenheit 451 (Ray Bradbury).

Ficção Realística – histórias fictícias, mas com grande semelhança com a realidade, sem enredos mirabolantes e personagens heróicos. Ex.: A Vida do livreiro A.J.Fikry (Gabrielle Zevin)

Policial – livros em que há a presença de um crime e sua investigação. Ex.: os livros de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle.

Sobrenatural – livros que envolvem vampiros, zumbis, anjos. Ex.: Crepúsculo (Stephanie Meyer)

Fantasia – livros que envolvem magia e mundos imaginários. Ex.: Harry Potter; As Crônicas de Nárnia; Alice no País das Maravilhas.

Mistério/Suspense – livros que envolvem mistérios e segredos, e deixam o leitor apreensivo e curioso. Diferenciam-se dos romances policiais por não focar em um crime e suas investigações. Ex.: Os homens que não amavam as mulheres (Stieg Larsson)

Terror – histórias de horror. Ex.: os livros de Stephen King.

1 opinião sobre “Gêneros, Critérios e Público-Alvo”

  1. Pri Hanai disse:

    Adoro essas explicações sobre os gêneros, o que serve pra me convencer cada vez mais do meu amor pela leitura, porque amo cada uma, umas mais outras menos, mas seria impossível preterir alguma!

    Curtir

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s