Entendendo os Selos

Nas recomendações e resenhas de literatura infantil tento indicar a faixa etária, embora isso seja um pouco subjetivo e difícil de precisar. Todos os livros recomendados são sempre livros que realmente li, jamais indicarei algo baseado em sugestão de editora ou de terceiros, sem que eu tenha lido, manuseado e analisado o livro.

Criei alguns selos, que estão/estarão presentes nos posts de literatura infantil, para ajudar nessas indicações:

Selo Bebê: livros acartonados, cheio de cores e desenhos simples. Lembrando que pode-se ler para o bebê qualquer livro, o selo é apenas para indicar que o livro é adequado para o manuseio do bebê.

Hdp - Selo Bebê

Selo Criança: dispensa maiores explicações, rs. É basicamente o livro infantil da primeira infância, com textos simples, mas já mais extensos que as poucas palavras dos livros para bebês, e bem ilustrados. Livros que servem desde o primeiro ano de vida até a próxima fase, a do Selo Crescidinhos.

HdP - Selo Criança

Selo Crescidinhos: livros infantis para crianças já com domínio da língua, que não sentem mais a necessidade de ilustrações e conseguem ler e acompanhar textos longos e mais complexos. Para exemplificar, cito o famoso Diário de um banana, para iniciantes no selo, e Harry Potter, para os “veteranos”.

HdP - Selo Crescidinhos

Selo Família: claro, livros para se ler em família. O selo engloba livros que pedem explicações mais cuidadosas dos pais, livros que tem histórias bonitas e emocionantes, com boas mensagens, e os grandes clássicos da literatura infantil, que sempre merecem esse momento em família.

HdP - Selo Família

 

Anúncios